26-Sensações de vida ou morte
Objetivo: analisar a pratica e revisão de vida. Material: duas velas uma nova e outra velha.
Desenvolvimento: grupo em círculo e ambiente escuro. Entregar uma numa frase incompleta e cada pessoa deve completar a frase: Eu......, tenho apenas cinco minutos de vida. Poderia ter feito em minha vida....... e deixar de fazer... (a vela gasta, acesa, vai passando de mão em mão). Apaga-se a vela gasta e acenda a nova. Ilumina-se o ambiente. A vela passa de mão em mão e cada um completa a frase: Eu..., tenho a vida inteira pela frente e o que eu posso fazer e desejo é ...
Palavra de Deus: Mateus 6,19-24 Salmos 1.
27-“Apoio”
O líder deve pedir a todos os participantes que se apóiem em um pé só, onde deveram dar um pulo para frente sem colocar o outro pé no chão, um pulo para a direita outro para esquerda dar uma rodadinha, uma abaixada e etc.
Mensagem: Não podemos viver com o nosso individualismo porque podemos cair e não ter força para levantar. Porque ficarmos sozinhos se temos um ombro amigo do nosso lado?
28-“A troca de um segredo” Material : pedaços de papel e lápis.
Os participantes deverão descrever, no papel, uma dificuldade que sentem de se relacionar com outras pessoas e que não gostariam de expor oralmente; o papel deve ser dobrada, e uma vez recolhido, misturará e distribuirá para cada participante, que assumirá o problema que está no papel como se fosse ele mesmo o autor, esforçando-se por compreendê-lo. Cada qual, por sua vez, lerá em voz alta o problema que estiver no papel, usando a 1ª pessoa “eu” e fazendo as adaptações necessárias, dando a solução ao problema apresentado.
Objetivo: a importância de levarmos a cargas uns dos outros e ajudarmos o nosso próximo.
29-“Precisamos uns dos outros”
Inicia-se com as pessoas reunidas em círculo e no centro uma bexiga para cada participante.Cada pessoa pega enche a sua bexiga e após amarrá-la é dada a proposta de que o grupo deve mantê-las voando. Então, o líder responsável pela dinâmica deve ir retirando os participantes lentamente, um por vez. O número de bexigas continuará o mesmo, porém o número de pessoas será cada vez menor, até chegar a ponto de não mantê-las mais suspensas.
Objetivo: Ressaltar a importância de que precisamos da ajuda das pessoas.
30-"Mestre"
Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar . O adivinhador tem 2 chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.
Esta dinâmica busca a criatividade, socialização e a coordenação.
31-Fazer um círculos todos devem dar as mãos, senti-las, tocá-las bem, estudá-las. Depois, todos do grupo devem fechar os olhos e caminhar. Ainda com os olhos fechados, proibido abri-los, vão tocando de mão em mão para descobrir quem lhe deu a mão anteriormente. Caso ele encontre a mão correta devem fazer novamente o circulo como no inicio. Obs.: Essa dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés, orelha, olhos, joelhos,etc. Tem o objetivo de melhorar a sensibilidade, concentração e socialização do grupo.
32-A união faz a força
Material: 1 pacote de palitos de madeira para churrasquinho.
Pedir que um dos participantes pegue um dos palitos e o quebre. (o que fará facilmente).
Pedir que outro participante quebre cinco palitos juntos num só feixe (será um pouco mais difícil).
Pedir que outro participante, quebre todos os palitos que restaram num só feixe. Se não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.
Estimular todos os participantes a que falem sobre o que observaram e concluíram. Terminar explicando a importância de estarmos unidos. Eclesiastes 4:9-10
Pedir que outro participante quebre cinco palitos juntos num só feixe (será um pouco mais difícil).
Pedir que outro participante, quebre todos os palitos que restaram num só feixe. Se não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.
Estimular todos os participantes a que falem sobre o que observaram e concluíram. Terminar explicando a importância de estarmos unidos. Eclesiastes 4:9-10
33-Todos dão as mãos e formam um círculo, uma das pessoas fica virada para o lado de fora, o grupo tem que tentar fazer esta pessoa ficar virada para o lado de dentro. (Obs.: é valido mesmo que os braços fiquem cruzados ao final)
“Todos são importantes para Jesus”
34-O lobo a ovelha e o capim.
Um homem precisa atravessar um rio numa canoa e levar para o outro lado, um lobo, uma ovelha, e um feixe de capim. Mas o homem não pode deixar sozinho o lobo com a ovelha, nem a ovelha com o capim, para que um não devore o outro. Como ele resolverá esse problema, uma vez que só pode levar na sua canoa um de cada vez?
Resposta:
1) Leva a ovelha e deixa o lobo com o capim.
2) Leva o capim e deixa o lobo. Na volta trás a ovelha e deixa o capim sozinho.
3) Leva o lobo e deixa a ovelha sozinha do lado onde estava inicialmente. Deixa do lado de lá o lobo com o capim novamente e volta sozinho.
4) Leva a ovelha.
35-Caça Objetos
Faça uma fila, assim, somente o primeiro da fila irá procurar o objeto, até que todos tenham chance de participar. Coloque os objetos que serão pronunciados nos versículos dentro de uma caixa, leia o versículo dando ênfase à palavra/objeto a ser procurado.
Gênesis 11. 3: (TIJOLO); Juizes 19. 5 (PÃO);
Lucas 14. 34 (SAL); Provérbios 6. 6 (FORMIGA); Mateus 16.19 (CHAVE); I Timóteo 6.10 (DINHEIRO); Atos 1.5(ÁGUA); Ester 8.2(ANEL); Mateus 3.4 (CINTO)
Gênesis 1.1(TERRA); Hebreus 12.15 (RAIZ)
Gênesis 14.23 (SANDÁLIA)
36-Dinâmica da " Qualidade"
Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma
pessoa. Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da
roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a
pessoa que tem esta qualidade, justificando.
37-Uma pessoa de principio
Objetivo: descontrair e ao mesmo tempo desenvolver a criatividade.
Todos se sentem em circulo, o líder inicia narrando uma história de alguém, pede aos participantes que completem as frases sempre com palavras começadas com a letra inicial do nome do personagem. Por exemplo: eu tenho uma amiga que se chama Vivian. A peça de roupa que ela nunca deixa de usar é... (e aponta para alguém que deve completar, por exemplo com....vestido) Sempre que viaja vai para...Veneza, o nome do namorado dela é... Valdir.
Aquele que demorar muito para responder vai começar uma nova história. As perguntas devem ser feitas rapidamente.
Postar um comentário
Faça um comentário
Por favor, não use comentários ofensivos ou com palavras de discriminação e mal educadas. Mantenha a ética do blog.
- Paciência! Responderei o comentário assim que possível.
- Identifique-se! Comentários anônimos não serão publicados e respondidos.
Obrigado!